Irã condena mais um a morte por ser homossexual

Jovem, preso há dois anos, teria confessado o 'crime' após ter sido
torturado

Jamil Chade, enviado especial a Genebra

GENEBRA - O Irã condenou mais uma pessoa à morte neste fim de semana. Segundo o advogado Mohammad Mostafaei, um de seus clientes, Ebrahim Hamidi, de 18 anos, foi sentenciado por ser homossexual. A condenação, segundo o ativista, foi anunciada no domingo, mesmo sem ter na Corte um advogado para o defender.

Hamidi insistiu perante os juízes por meses que não era gay e sua defesa alertou que simplesmente não haveria prova que indicasse sua orientação sexual. Mas os juízes se utilizaram de uma brecha na lei que permite à corte interpretar atitudes e fatos em uma condenação.

O jovem não tem mais direito de apresentar uma apelação, ainda que ativistas na Europa voltem a se mobilizar para tentar evitar a execução, que seria iminente.

Hamidi foi preso há dois anos em Tabriz, depois de uma briga entre sua família e vizinhos. Ele e mais três amigos que estiveram envolvidos na disputa acabaram sendo julgados e condenados por serem homossexuais e por terem assediado um homem.

Segundo Mostafaei, Hamidi confessou o crime depois de ter sido torturado. Já a suposta vítima admitiu que havia mentido. Mas mesmo assim a corte optou por condena-lo a morte.

No Irã, a lei estabelece que homossexualismo (sic) é passível de chibatadas, enforcamento ou apedrejamento. Segundo Mostafaei, se os juízes acreditarem que um menor teve prazer em uma relação sexual com um adulto, também pode ser condenado a chibatadas, ainda que se trate de um estupro.

Com seu escritório tomado pela polícia, Mostafaei alerta que casos como o de Hamidi e da iraniana condenada por adultério, Sakine Asthiani, podem seguir seu caminho na justiça sem qualquer defesa.

Comentários

  1. Ate quando o Irã ira continuar com este preconceito?

    ResponderExcluir
  2. O THALES TEM RAZÃO EM PLENO SÉCULO XXI AINDA TEM GOVERNANTES Q TRATA DASSA FORMA A DOENÇA DO OUTROS, QUEM DEVERIA SER BANIDO DA TERRA É ESSES TIPO DE GOVERNOS, POQ PRA MIN HOMOSSEXUALISMO É DOENÇA.

    ResponderExcluir
  3. nossa meu Deus é o fim do mundo eles que são os donos da razão o que país mais nojento essas pessoas que fazem isso merecem o inferno. quer dizer esse país já é o próprio inferno Jesus tem que vim logo acaber com esse mundo cheios de coisas ruins maldades pessosas morrendo até quando vai ser assim temos que fazer alguma coisa pra mudar isso pelo amor de Deus. por que os estados unidos entre outros países não fazem alguma coisa pra mudar isso acabando com esses caras governos safados e tomam o país já que o tal do bush fez guerra pra tirar o que não era dele dassa vez eu concordo que invada e tome desses filhos da puta acham que são Deus pra julgar e fazer o que querm vão queimar tudo no inferno to saco cheio dessas notícias ruins pelo mundo de ingnorância.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. nossa meu Deus é o fim do mundo eles que são os donos da razão o que país mais nojento essas pessoas que fazem isso merecem o inferno. quer dizer esse país já é o próprio inferno Jesus tem que vim logo acaber com esse mundo cheios de coisas ruins maldades pessosas morrendo até quando vai ser assim temos que fazer alguma coisa pra mudar isso pelo amor de Deus. por que os estados unidos entre outros países não fazem alguma coisa pra mudar isso acabando com esses caras governos safados e tomam o país já que o tal do bush fez guerra pra tirar o que não era dele dassa vez eu concordo que invada e tome desses filhos da puta acham que são Deus pra julgar e fazer o que querm vão queimar tudo no inferno to saco cheio dessas notícias ruins pelo mundo de ignorância.

    ResponderExcluir

Postar um comentário