Foi publicado hoje no Facebook pelo jornalista e militante dos direitos humanos Helcio Beuclair um vídeo onde mostra dois seguranças do Metrô de São Paulo, na estação República, cercando uma criança por ela ter descido a escada rolante pelo corrimão, segundo o autor do vídeo e mais uma testemunha, afirmaram que viram a segurança Flávia Souza Aman agredindo a criança durante a sua abordagem, no vídeo mostra a segurança xingando a criança de "nóia" e sendo hostilizada por outros funcionários do Metrô.
Segundo o boletim de ocorrência registrado na 06ª D.P Metropolitano na tarde de ontem, a segurança Flávia Souza Aman negou que teria agredido a criança e que apenas a abordou pois a situação apresentava risco para sua segurança, já a criança e as duas testemunhas confirmaram a agressão que foi registrada pela delegacia como "apenas um tapa".
"Como jornalista e cidadão, tenho o DEVER de denunciar e defender o mais fraco de agressões... No Brasil, em São Paulo, uma criança de sete anos que faz molecagem de criança (tomar banho na fonte da república, descer a escada rolante pelo corrimão e desligar a escada rolante e sair correndo) é tratada como “noia" e apanha da funcionária pública (segurança) do metrô" descreve Helcio na publicação do vídeo.
Pelo que podemos observar no vídeo houve claro desrespeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente:
"Art. 18. É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor."
A criança foi encaminhada para o Conselho Tutelar da Lapa, e em seguida entregue ao pai, com acompanhamento das testemunhas da ocorrência e pela assistente social responsável, a família reside em uma comunidade no centro de São Paulo próximo a Luz e será monitorada pela assistência social.
(Aguarde o carregamento)
Comentários
Postar um comentário