Foto: Alex Schiszler
O Dia da Visibilidade Trans surgiu em 29 janeiro de 2004 por conta do lançamento da Campanha Nacional “Travesti e Respeito”, do Ministério da Saúde. Nesse dia, representantes da Articulação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) entraram no Congresso Nacional, em Brasília, para lançar nacionalmente a campanha.
No domingo (26) o Fórum Mogiano LGBT realizou em Mogi das Cruzes, em São Paulo, o evento "Cine Diversidade + Diálogo Trans" em celebração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, na ocasião foi exibido o premiado documentário "Meu Amigo Cláudia" que conta a história da ativista e artista Claudia Wonder, que faleceu em 2010, dirigido por Dácio Pinheiro. Com exibição inédita na cidade, o documentário despertou a reflexão de como era no passado o preconceito e a violência discriminatória que atingia as pessoas LGBT, principalmente as travestis e transexuais e que mesmo com a diminuição, esse problema ainda esta enraizado e persiste na sociedade.
Foto: Regina Tavares / Facebook
Foto: Alex Schiszler
Após a exibição do documentário, para abrilhantar mais o evento, Isabelly Jolie fez uma linda performance com a música "Brand New Day" da cantora Lorena Simpson. Com um figurino todo branco e brilhante, encantou todos os presentes.
Foto: Alex Schiszler
Já que o dia estava quente, uma pausa para o lanche e um refri gelado foi necessário após as apresentações, seguindo para uma roda de conversas sobre direitos da população trans.
Fernanda de Moraes representando o Fórum Paulista LGBT, fez uma contextualização sobre os direitos das pessoas trans, como o respeito ao uso do nome social em ambientes públicos e privados, o acesso a saúde integral sem preconceitos, a utilização do banheiro conforme a identidade de gênero, a diferença de transfobia para homofobia, o mercado de trabalho entre outros assuntos e que também foi complementado por Alexandra Braga, que faz parte do Fórum Mogiano LGBT que fez um relato emocionado sobre seu passado e as dificuldades que passou até a conquista dos seus direitos.
Foto: Alex Schiszler
Esteve presente também durante todo o evento o jornalista Neto Lucon, que possui um site voltado para a população LGBT e que se destaca na internet por ser um árduo ativista pelos direitos trans e pelo combate a transfobia, tanto é que sofre transfobia institucional em razão das suas publicações. Ele também relatou que a artista Claudia Wonder foi muito presente em sua vida e ajudou em seu processo de "saída do armário", também contribuiu na roda de conversa com os participantes.
Foto: Alex Schiszler
Muitas dúvidas surgiram durante essa conversa, que foram elucidadas graças a presença de Fernanda de Moraes, Alexandra Braga e da Isabelly Jolie, que sabem como ninguém a luta que enfrentam contra a discriminação transfóbica e pelo reconhecimento das suas identidades de gênero. Muito tem que ser discutido, ensinado e esclarecido e não é somente em um dia que vamos construir uma sociedade que respeite as pessoas trans, mas sim em todos os dias do ano!
Foto: Alex Schiszler
O melhor de tudo foi contar com a presença de duas mães, que deram um toque mais especial ao dia, que se interessaram pela atividade e estiveram presentes para aprender mais sobre a diversidade.
Foto: Alex Schiszler
Confira mais algumas fotos do evento:
Comentários
Postar um comentário