"Dia da Umbanda" terá manifestação religiosa no centro de Mogi das Cruzes

Em setembro, o grupo Axé Mogi realizou a primeira festa de São Cosme e Damião de Mogi. (Foto: Facebook)

Em 16 de maio de 2012, após um grande apelo feito pelos representantes da religião no Brasil, a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.644 que institui o "Dia da Umbanda" a ser comemorado anualmente no dia 15 de novembro.

O Axé Mogi foi criado em 2016 para a realização da primeira festa de São Cosme e Damião de Mogi das Cruzes com o intuito de fomentar a existência das religiões de matriz africana na cidade.

O evento foi realizado no dia 25/09/2016 na sede do Sindicato dos Papeleiros de Mogi das Cruzes onde participaram centenas de pessoas, inclusive de templos de toda Grande São Paulo e Vale do Paraíba.

A Umbanda foi fundada em 1908 no Rio de Janeiro por um jovem chamado Zélio Fernandino de Moraes, que se preparava para ingressar na Marinha. Após manifestações espirituais, sua família procurou uma solução em diversas casas espíritas, igrejas católicas, além de médicos e psiquiatras da época sem sucesso. Após ser tratado com muito desprezo e preconceito foi conduzido a uma federação espírita onde o espirito do Caboclo das Sete Encruzilhadas definiu que no dia seguinte, seria iniciado o culto dos humildes, para que pudesse acolher todos aqueles que foram excluídos das outras religiões.

A Umbanda foi definida por esta entidade como uma religião que harmonizaria as famílias e que perduraria até o final dos séculos. Como sendo a única religião Brasileira, umbandistas de todo o país saem de suas casas e seus templos espirituais para professarem a sua fé.  

Em comemoração a este dia, o Axé Mogi se organizou novamente e fará uma manifestação religiosa no dia 15/11 ás 10h da manhã com a recepção de todas as casas e templos convidados. Haverá muita música do culto aos Orixás que compõe a religião, também será feita uma caminha ao longo da Rua Dr. Paulo Frontin até a Catedral de Sant’ana.

O objetivo deste ato é mostrar que a Umbanda existe na cidade e é representada, é mostrar a todos que em Mogi das Cruzes existe a liberdade religiosa e que todos os povos e religiões podem se manifestar sem preconceito.

O largo do Rosário foi escolhido devido o  local ter abrigado a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, que no sincretismo religioso, Nossa Senhora é Oxum para os Umbandistas e o Rosário é um instrumento de fé utilizado para benzer os necessitados.

O evento terá a duração de 3 horas, segundo a organização e contará com a participação da população da cidade para prestigiar a liberdade religiosa.

Informações sobre o evento pelo telefone 11 3534 – 1463.

Comentários